Recentemente fiz a leitura de um livro que chamou minha atenção, pela quantidade de situações das quais percebi que já pratiquei na minha vida profissional e pessoal e foi possível constatar como a nossa mente consegue conduzir as ações diárias sem perceber e que pode nos levar a cometer bobagens das mais variadas.
Serão 10 artigos cada um tratando de uma “bobagem”, usando como base o Livro “As 10 BOBAGENS MAIS COMUNS QUE AS PESSOAS INTELIGENTES COMETEM E TÉCNICAS EFICAZES PARA EVITÁ-LAS”, de autoria do Dr. Arthur Freeman e Rose DeWolf Editora Guarda-chuva.
Leia e faça a sua reflexão:
O Catastrofismo.
Quando não paramos para averiguar os fatos e simplesmente entendemos que a informação ou situação será uma verdadeira catástrofe.
A história infantil de um Galinho que estava andando pelo sítio onde mora e uma pequena fruta cai em sua cabeça, sem ao menos olhar para cima ou para o que atingiu a sua cabeça, ele sai em disparada alertado os outros animais que o céu estava desabando e o fim do mundo chegou.
Guardada as devidas proporções, você já se viu fazendo isso, ou alguém que conhece criando a famosa “tempestade no copo d’agua?
Com uma quantidade absurda de informações rasas e pouco confiáveis lançadas todos os dias nos canais de comunicação, somado as pessoas que praticam o “Catastrofismo”, temos o caos instalado.
Até explicar que focinho de porco não é tomada o estrago já foi feito.
Então o que fazer?
Classifique a fonte – identifique de onde vem a informação e veja se pode confiar.
Pense – Faz sentido de fato as informações? É logico o que está acontecendo? Devo acreditar nisso? Não seria melhor eu me aprofundar no assunto para chegar a uma conclusão?
Este é a 1a bobagem o Catastrofismo, claro que o livro é muito mais profundo e didático, mas quero apenas ilustrar como podemos agir e viver melhor tomando cuidado com a nossa forma de pensar.
Até breve.
Sucesso Sempre!!!