Consultoria, Mentoria, Treinamentos e Palestras
Contato
5 de dezembro de 2024

O Líder na Retenção de Talentos: Uma das Chaves para o Sucesso Empresarial

Reter profissionais talentosos é um desafio crescente para as empresas, a escassez em certos segmentos e a competitividade no mercado demanda um esforço conjunto dentro das organizações.

Profissionais qualificados e engajados são ativos valiosos que impulsionam o crescimento e a inovação. Nesse contexto, o papel do líder se torna fundamental, pois ele possui o poder de criar um ambiente de trabalho atrativo e motivante, capaz de reter os melhores profissionais.

Antes de explorar um pouco mais o papel dos líderes, vamos considerar outros pontos.

Por que a retenção de profissionais é tão importante?

  •  Perder de profissionais exige um investimento significativo em tempo e recursos para encontrar e desenvolver novos profissionais.
  • Ao perder um profissional talentoso, a empresa perde também o conhecimento e a experiência acumulados ao longo do tempo, sem esquecer da alta probabilidade de que ele(a) irá trabalhar nos concorrentes.
  • Dependendo do motivo da saída de profissionais, é possível que a equipe se desmotive e afete negativamente a cultura da empresa.
  • A falta de profissionais qualificados compromete a capacidade da empresa de alcançar seus objetivos e metas.

Considerando que a liderança tem o perfil desejado e está devidamente preparada, vamos continuar.

Como o líder pode ajudar na retenção de profissionais talentosos?

Ouvir é um dos pontos, os líderes devem estar sempre dar atenção aos profissionais, fornecer feedback construtivo e manter uma comunicação clara e transparente. Mas atenção este processo deve ser natural, não pode parecer artificial.

Reconhecer e valorizar as contribuições dos profissionais, demonstrando gratidão e celebrando as conquistas, de forma sincera.

Desenvolver profissionais, investindo no desenvolvimento profissional, oferecendo oportunidades de crescimento e aprendizado contínuo, mostra que a empresa se preocupa com o futuro de seus profissionais.

Trabalhar a cultura positiva, com valores claros e alinhados com os objetivos da empresa, e perceber quais são os valores dos profissionais, o equilíbrio de valores promove uma cultura inteligente, agregadora e perene.

Em conjunto com as áreas responsáveis oferecer flexibilidade e benefícios que promovam o bem-estar dos profissionais dentro e fora da empresa

Praticar o “Reconhecimento Espontâneo Planejado”, esse é matador. Celebre as conquistas da equipe com pequenos gestos ou “mimos”, que sejam oferecidos pelo líder não pela empresa. O valor desta prática é muito forte e fortalece o sentimento de pertencimento.

Alinhamento com a empresa sobre planos de carreira, mostrando as possibilidades de crescimento dentro da empresa.

Delegue de responsabilidades, profissionais talentosos precisam ser desafiados e comprometidos, isso ascende a confiança e a motivação no desenvolvimento das atividades.

Atuar ou buscar alguém para dar Mentoria ou coaching desenvolver suas habilidades e alcançar seus objetivos, mas neste caso antes de iniciar o processo considere quais os resultados esperados e durante o processo observe qual o será o limite de evolução.

Entregar uma visão clara da empresa para a equipe.

Ser um bom exemplo para seus profissionais, demonstrando os valores da empresa e claro valore e princípios a serem seguidos. Não é incomum que as pessoas encontrem nas suas carreiras “líderes” totalmente despreparados.

De autonomia para tomar algumas decisões e resolver problemas, isso aumenta o engajamento e a satisfação no trabalho.

Em resumo, a retenção de profissionais talentosos é um processo contínuo que exige o envolvimento de todos os níveis da organização. Os líderes desempenham um papel fundamental nesse processo, ao criar um ambiente de trabalho positivo, investir no desenvolvimento, e construção de relacionamentos saudáveis.

O título deste artigo diz: “Uma das Chaves para o Sucesso Empresarial”.

Foi colocado a luz a importância do líder, porém não posso deixar de mencionar que as empresas perdem excelentes líderes por não praticarem aquilo que esperam deles, existe um contrassenso real nas empresas neste sentido.

Este alerta é muito sério, as empresas que estão ativas no Brasil, sofrem pressão de todos os lados possíveis e imagináveis, no entanto uma das poucas coisas (fazer a gestão de profissionais) da qual ela detém o poder decidir como deve administrar, simplesmente fica em segundo ou terceiro plano.

Sucesso a todos!

Claudio Roberto de Menezes

www.mmeios.com.br

Claudio Roberto de Menezes
30 anos de experiência no elemento humano, focado em compartilhar décadas de conhecimento em pessoas e processos de diversos segmentos de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crossmenu