Assessoria, Orientação, Cursos, Vídeos e Artigos
Contato
14 de janeiro de 2022

Síndrome do "gênio"

A Síndrome do Gênio é uma espécie de superego. A pessoa tem a capacidade de entender de tudo e ainda definir o que deve ser feito. Estes seres acreditam que dominam a matemática, princípios jurídicos, medicina, tecnologia, finanças, administração, engenharia, marketing e por ai vai. 

Em geral ocupam cargos de comando e não fazem ideia do estrago que causam na empresa. 

Bons comunicadores, conseguem convencer pelo discurso, são especialistas em transferir a responsabilidade e jamais admitem suas falhas. Tem boa formação, mas são extremamente acomodados. Por serem pessoas inteligentes, consideram que uma leitura superficial de determinados temas já é o suficiente para criar uma opinião forte. Na presença de superiores, tende a conter suas opiniões para não comprometer sua imagem. Com os pares ou subordinados, subestimam sua inteligência com argumentos absurdos sem qualquer sentido lógico. Pressionados, ganham no grito ou fogem pela tangente. 

Apesar de serem gênios são procrastinadores natos, pois sua genialidade não passa de uma farsa. Curiosamente não é incomum encontrar estas pérolas nas empresas, então só nos resta questionar como é possível tal personagem existir.

Alguns fatores que contribuem para isso são:

  • Empresas paternalistas, que prezam a amizade e não o profissionalismo;
  • Gestão fraca, enquanto os números estão saudáveis tudo é válido.
  • Incapacidade de medir o certo do errado, uma empresa que não enxerga a sua volta, vive um mundo próprio onde os gênios são a verdade absoluta;
  • Comando sem habilidade de enxergar falhas de processo por falta de conhecimento, permitindo que o gênio domine o espaço;
  • Distanciamento da operação por parte dos donos do negócio;
  • Visão voltada para os resultados financeiros.

Cuidado empresas com gênios fazem com que profissionais de qualidade busquem um terreno mais fértil para suas carreiras, perdem a capacidade de inovar, tendem a ficar andando em círculos e seus avanços são extremamente lentos. Este é o cenário perfeito para acabar com um negócio.

Pense nisso.

Sucesso Sempre!!!

Claudio Roberto de Menezes
30 anos de experiência no elemento humano, focado em compartilhar décadas de conhecimento em pessoas e processos de diversos segmentos de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

crossmenu