A pergunta é simples e a resposta também.
Coloque pessoas com conhecimento técnico, acrescente bom senso, uma dose generosa de comportamento assertivo, e o ingrediente mais raro no mercado: I.C. (imparcialidade e coletividade).
Nesta receita onde a quantidade de cada ingrediente depende do lugar onde será empregada, existe uma barreira de entrada natural e quase intransponível à cultura local e ao individualismo.
As empresas se perdem na sua cultura, cada uma em seu mundo. Algumas acreditam que para alcançar as metas vale tudo, outras dormem em sua experiência obsoleta, aguardando a morte chegar. E existem aquelas que se acham acima de tudo e de todos.
Estes modelos de empresa buscam pessoas com as características similares, e aquelas que não entram no jogo são taxadas de inadequadas (e lá se vai um ótimo profissional).
A Gestão excelente supera qualquer uma destas barreiras. Ela pode modificar empresas e pessoas a qualquer tempo e lugar e só precisa de um único ponto: a receita básica descrita no início deste artigo.
É claro que alguns irão acrescentar ingredientes que irão enriquecê-la e que sairá ainda melhor sem sombra de dúvida. E somente as empresas dispostas a mudar de verdade poderão provar o sabor único desta iguaria.
Sucesso Sempre
Claudio Roberto de Menezes