Assessoria, Orientação, Cursos, Vídeos e Artigos
Contato
22 de setembro de 2021

Nível Patológico nas Empresas

O título sugere que tenhamos um olhar para nossos comportamentos dentro de nossas atividades diárias. Existe um grupo de “profissionais” que atuam de forma tão equivocada nas empresas chegando ao ponto do suicídio corporativo, podemos definir que estas pessoas está no nível patológico, quando não se consegue enxergar suas atitudes fatais.

Estas pessoas realmente acreditam que estão fazendo a coisa certa. Isso é algo tão tóxico dentro de uma empresa que é possível afundar empresas sem que saibam direito o que foi que os atingiu.

E o dado mais alarmante é que na grande maioria dos casos as pessoas que estão afundadas em patologias organizacionais, ocupam cargos de comando gerando consequências terríveis.

A seguir veja quais são os principais sintomas que podemos identificar em nossas empresas e talvez seja possível se salvar.

Sintoma 1 - Atrasando tudo

Sintomas - Procrastinação, liderança fraca ou inexistente, muitos assuntos ficam parados aguardando decisão, e as decisões tomadas parecem sem qualquer fundamentação, a maioria das ideias de outras pessoas são descartadas. São pessoas com nível superior na sua grande maioria, com na faixa etária de 35 anos em diante, que tiveram pouca ou nenhuma experiência em empresas variadas, trabalharam a vida toda 2 duas empresas no máximo, gostam de ler jornais e revistas variadas e sempre possuem uma resposta para tudo, desde a composição papel até assuntos medicina, física quântica e por vai. Teimosas por natureza não conseguem medir o estrago que faz ao tomar decisões demoradas e sem efetivamente dominar o assunto.

Sintoma 2 - Padrinho e Madrinha

Sintomas - Consideração por pessoas próximas de preferência amigos antigos, parentes ou pessoas das quais possam servir para algum propósito pessoal, favorecimento aberto, ficam com raiva quando se fala em meritocracia, o importa é ajudar aquele que lhe convém. Padrinho e Madrinha são pessoas sem baixa noção de resultados, gostam de serem vistos como pessoas de bem ajudando a todos (de quem eles gostam), caçam indivíduos que não fazem parte do seu grupo e pouco se importam com a empresa, desde ela pague em dia.

Sintoma 3 - Síndrome de Zeus

Sintomas - Quebra de regras ou processos não se importando com consequências de médio e longo prazo, ouve outras pessoas apenas por “compaixão”, extremamente raso nas respostas mas se considera um sábio, desejo incontrolável de querer dominar em publico, precisa ser idolatrado por subordinados inferiores. Pessoas com a Síndrome de Zeus aparecem em empresas onde não existe cobrança de resultados, com baixa observação de suas reais atitudes. Na sua grande maioria alcançaram seus cargos, puxando o tapete de outro e se apropriando de ideias alheias, possuem forte poder de persuasão com pessoas pouco preparadas em cargos de comando. São capazes de dizimar uma empresa em nome de sua supremacia.

Sintoma 4 - Caiu a caneta

Sintomas - Individualistas, não conhece o significado da palavra coletividade, estão na empresa programando o que irão fazer depois do expediente, detesta ajudar outras pessoas, jamais fica além do horário de trabalho, sempre que possível pega tarefas de pouca relevância para não ser percebido no ambiente, gosta de de conversar paralelas sobre assuntos pessoais e esta sempre conectado nas principais redes sociais durante o expediente. As pessoas desta natureza esperam o sucesso fazendo tudo de mesmo jeito, atualmente qualquer idade por ter este sintoma mas pessoas com mais de 5 anos de empresa no mesmo cargo são as mais fáceis de encontrar.

Poderíamos mencionar ainda outros sintomas, tais como: sempre foi assim, quero emprego e não trabalho, eu posso porque ralei para chegar aqui, mas aqui é diferente e por vai. Mas estes 4 sintomas refletem uma realidade que já podemos entender o tamanho dos estragos feitos nas empresas de todos os tipos e tamanhos.

Pense se você não está adquirindo algum tipo de patologia na empresa e tome as medidas necessárias fugir deste mal que corrompe estruturas e pessoas.

Sucesso!

Claudio Roberto de Menezes
30 anos de experiência no elemento humano, focado em compartilhar décadas de conhecimento em pessoas e processos de diversos segmentos de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

crossmenu